Actualidades

You are here:

Metade da população portuguesa tem peso a mais

Numa altura em que a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) assinala o 25.º aniversário, o seu presidente, Davide Carvalho, alerta para a elevada prevalência da obesidade em Portugal, uma situação cuja gravidade se reflete nas doenças associadas a este problema, como a diabetes e a hipertensão arterial.
Fonte: Justnews.pt
 


Projeto pioneiro pretende otimizar a gestão de cuidados do doente diabético no norte do País

“Caminhe Sempre com os Dois Pés” é o resultado da articulação na gestão do doente diabético entre a ARS Norte, Centro Hospitalar de S. João, ACES Porto Oriental e ACES Maia-Valongo.
“Este projeto pretende implementar critérios para uma referenciação direta para a consulta do pé diabético no hospital, com triagem eficaz proveniente do centro de saúde, com tempos máximos de resposta. Para isso, será necessário apostar na formação prática dos profissionais dos centros de saúde primários, otimizar os recursos existentes e dotar as Unidades do ACES de equipamentos necessários à realização da primeira consulta”, explica Davide Carvalho, diretor do Serviço de


Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas

De acordo com o relatório “Portugal – Saúde Mental em Números 2014″, realizado pela Direcção-Geral da Saúde, um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, patologias que mais contribuem para anos de vida perdidos, a seguir às doenças cérebro-cardiovasculares. O mesmo documento salienta também que Portugal é um dos países europeus com maior consumo de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos.
Fonte: Diário de Notícias


Formação e-learning “Travar o Tabagismo”

É no âmbito da formação pós-graduada da Escola de Pneumologia que a Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) acaba de lançar a primeira edição e-learning subordinada ao tema “Travar o Tabagismo”.
Aberta a todos os profissionais com interesse numa intervenção ativa na prevenção e cessação tabágica (médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, etc.), esta é uma formação que se destina a dotar os formandos de um vasto leque de conhecimentos transversais a várias áreas da saúde, no que toca à intervenção breve na cessação tabágica.
Fonte: vitalhealth.pt


Equipa portuguesa ganha prémio europeu de pesquisa para a cura da infecção por VIH

Foi entregue no Dia Mundial de Luta contra a SIDA, assinalado ontem dia 1 de dezembro, o Prémio Partnering for Cure Research Funding 2014 à equipa nacional de investigadores pelo trabalho intitulado Terapia Génica Para a Cura da Infecção pelo VIH: utilização de replicões de ARN para actuar contra a entrada e a latência do VIH. O prémio, de cerca de 100 mil euros, foi anunciado durante o X Congresso Nacional de VIH/SIDA organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS).
Fonte: newsfarma.pt